ENEIAS

"Eneias destina-se a ser uma incarnação de coragem de um herói antigo, a justiça de um governante paternal, o doce humanismo de um homem culto que vive numa época de civilização adiantada, a santidade do fundador de uma nova religião de paz, a afeição pelo pai e pelo filho, que era um dos mais fortes instintos da raça itálica." - W. Sellar

A PIETAS de Eneias

Pius é o epíteto mais frequente de Eneias. Para ele, o mais penoso foi perder o pai na Sicília (realcem-se os Jogos Fúnebres de Anquises). Por amor dele, desce aos infernos. Na queda de Tróia, a fuga de Eneias com o pai às costas.

É contra vontade que sacrifica Lauso a quem admira a devoção ao pai, Mezêncio.

Diomedes declara- um guerreiro tão valoroso como Heitor, mas ainda superior pela Pietas.

A FIDES de Eneias

É por dedicação a Palante que não poupa Turno, por ver que este tem as suas armas.

ESTOICISMO

Mas nele avultam sobretudo as qualidades de herói estóico: quando ferido, pede que lhe arranquem o dardo e o mandem de novo para o combate.

HOMEM DE MISSÃO

Eneias é, acima de tudo, o homem de missão. Esta é um imperativo a que tem de obedecer, por vontade dos Deuses. Contra os obstáculos constituídos, por exemplo, por Dido

RELIGIÃO

Há desde logo uma relação familiar do humano com o divino na Eneida: Eneias, filho de Vénus; Turno, irmão da ninfa Juturna; Latino, filho de Fauno.

A acção é conduzida pelos deuses, sobretudo Júpiter, Juno, Vénus e Apolo.

Apesar de Eneias invocar divindades da natureza, tipicamente romanas, como a Terra, as Nifas, a Noite, o Rio Tibre, Fauno, os deuses olímpicos têm um papel primordial na Eneida.

Juno é a inimiga dos troianos e principal opositora da fundação de Roma.

Vénus é a protectora de Eneias e dos Troianos.

Apolo aparece na sua função de deus dos oráculos: estes intervêm para desvendar a missão de Eneias.

Júpiter manifesta a sua neutralidade entre Vénus e Juno, demonstrando talvez que existe o destino, mas também o livre arbítrio: Eneias e os troianos recebem auxílio de Júpiter quando mais necessitados dele, mas devem cumprir por si o seu destino.

 

_____

A PIETAS na Eneida

Vénus - Eneias - Pedido de Vénus a Júpiter a favor de Eneias.

No Tártaro, descrito pela Sibila, encontram-se, em lugar de destaque, os homens que quebraram as relações familiares, faltando à PIETAS.

FIDES

A FIDES está no centro da ordem política, social e jurídica de Roma. V. Poschl.

É um juramento que compromete ambas as partes na observância de um pacto bem firme. Um dos melhores exemplos é descrito numa das cenas do escudo de Eneias: Romanos e Sabinos celebram a paz.

A FIDES na Eneida

No Tártaro, na Eneida, encontram-se os homens que fizeram a guerra civil, faltando ao juramento e violando portanto a FIDES.